Um movimento expressivo formado por escritores, jornalistas, editores, poetas e artistas reuniu-se na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM), no dia 27 de janeiro, para discutir o futuro da Academia de Letras de Marília. Criada originalmente em 4 de abril de 1978, a instituição encontra-se atualmente inativa.
Reativação ou Nova Instituição?
Durante o encontro, a principal pauta foi a viabilidade de retomar a estrutura já existente ou fundar uma nova entidade.
“Neste encontro discutimos se valeria a pena reativá-la ou criar uma outra. Decidimos, num primeiro momento, reativá-la, ou seja, com o Estatuto e Regimento Interno já existentes, porém, com a substituição de alguns acadêmicos que infelizmente já faleceram.” — Diz o jornalista Nelson Gonçalves, um dos articuladores da retomada.
O jornalista Márcio Cavalca Medeiros e a escritora Wilza Mattos reforçaram que o processo será facilitado pela presença de quatro acadêmicos fundadores no encontro, o que preserva a memória e o aspecto histórico da instituição.
O Papel da Tecnologia e Organização
Nelson Gonçalves elogiou a organização documental da academia original, o que servirá de base para os próximos passos. A tecnologia também foi um diferencial estratégico:
- Reunião Híbrida: Permitiu a participação de interessados em outras cidades ou em horário de trabalho.
- Conexão: Plataformas digitais ajudaram a localizar acadêmicos fundadores e novos interessados.
- Engajamento: O grupo já conta com mais de 25 profissionais da área cultural.
“Inclusive para encontrar interessados e os acadêmicos fundadores, foi graças às plataformas de conversação.” — Ressalta Wilza Mattos.
Próximos Passos e Modernização
O grupo volta a se reunir no dia 26 de fevereiro (última quinta-feira do mês), novamente na ACIM, para avançar nas questões jurídicas e contábeis. A presença de Benjamim Soares de Azevedo, primeiro presidente da academia, é vista como um trunfo para a celeridade do processo.
Além da parte burocrática, o plano de reorganização prevê:
- Atualização de Normas: Revisão dos códigos de conduta e comportamento.
- Novos Patronos: Inclusão de personalidades de Marília como patronos das cadeiras.
- Expansão do Escopo: O nome deverá incluir oficialmente representantes das áreas de Artes e Cultura.
- Atividades Comunitárias: Planejamento de ações constantes voltadas à comunidade mariliense.
“Queremos incluir personalidades de Marília como patronos. Além disso, vamos incluir no nome as presenças de pessoas das áreas de Artes e Cultura.” — Antecipa Márcio Cavalca Medeiros.
Serviço:
- Próxima Reunião: 26 de fevereiro de 2026.
- Local: Sede da ACIM Marília.
- Objetivo: Procedimentos jurídicos para reativação oficial.
Legenda da imagem: Primeira reunião acontece na associação comercial para a reativação da Academia de Letras de Marília em reorganização.
Referência: Eficaz Comunicação Empresarial


