Quando o pediatra solicita uma ressonância magnética para uma criança, é comum surgirem muitas dúvidas e até receios. Como será o exame? Vai doer? Precisa de anestesia? É seguro? Precisa de contraste? A boa notícia é que a tecnologia atual, aliada ao preparo adequado e a um ambiente acolhedor, permite que esse momento seja mais tranquilo do que muitos pais imaginam.
A ressonância magnética (RM) é um exame de imagem seguro, não invasivo e sem radiação, muito utilizado para investigar diversas condições de saúde, inclusive em crianças. No entanto, ao contrário dos adultos, os pequenos nem sempre conseguem ficar imóveis durante o exame, que pode ter duração de poucos minutos até 1 hora. E é aí que surge a principal dúvida: será preciso usar anestesia?

Ressonância Magnética sem anestesia: É possível?
Sim! Muitas crianças conseguem realizar o exame sem anestesia, especialmente se forem maiores de 5 anos, com essa idade se torna mais fácil a compreensão das orientações e consequentemente assim, se sentem mais seguras no ambiente. Clínicas especializadas, como a Unimagem, investem em estratégias lúdicas para tornar esse momento mais tranquilo, como profissionais acolhedores, serenos e altamente treinados no atendimento aos pequenos, ambientação musical escolhida pela própria criança e a presença dos pais na sala.
Vale ressaltar que a preparação emocional da criança em casa também faz muita diferença. Explicar o que vai acontecer, brincar de “ficar imóvel – estátua” e até usar desenhos e vídeos sobre o exame pode ajudar muito.
Tecnologia de ponta a favor das crianças
Na nossa unidade Esmeralda, utilizamos o equipamento Siemens Altea, uma das plataformas mais modernas em ressonância magnética do mundo. Ele oferece exames mais rápidos, com excelente qualidade de imagem e maior conforto para o paciente. Graças à sua tecnologia avançada, muitos exames são realizados de forma rápida, o que reduz o tempo que a criança precisa ficar imóvel — um grande diferencial, principalmente para os pequeninos.

E quando a anestesia é necessária?
Em alguns casos, especialmente em crianças menores de 5 anos, pode ser necessário o uso de sedação ou anestesia para garantir a qualidade do exame e a segurança da criança. Isso é feito com acompanhamento do médico anestesista e equipe especializada, em ambiente hospitalar, na nossa unidade dentro do Hospital da Unimar, com acompanhamento contínuo e rigoroso controle dos sinais vitais da criança.
A sedação também pode ser indicada quando a criança tem muito medo, ansiedade, agitação, hiperatividade ou alguma condição que dificulte permanecer imóvel, como alterações congênitas ou distúrbios neurológicos.
Segurança em Primeiro Lugar
A ressonância magnética com ou sem anestesia sempre será um procedimento seguro quando realizado por equipes treinadas. O mais importante é avaliar cada caso individualmente, conversando com o médico solicitante e os profissionais da clínica para entender qual a melhor abordagem para seu filho.
Seu Filho em Boas Mãos
Nosso compromisso é garantir um atendimento humanizado, seguro e de alta qualidade, respeitando o tempo e as necessidades de cada família. Além disso, nossos profissionais são treinados para lidar com crianças com paciência, empatia e muito carinho.
Se o seu filho precisa de uma ressonância magnética, conte conosco para transformar esse momento em uma experiência leve, tranquila, segura e acolhedora — tanto para ele quanto para você.
Na Unimagem a tecnologia e o cuidado caminham juntos!

Laís Gallette do Carmo Moraes
Biomédica especialista em Diagnóstico por Imagem pelo HIAE (Hospital Israelita Albert Einstein), é líder do setor de Ressonância Magnética da Unidade Esmeralda com vasta experiência no atendimento humanizado e em protocolos de imagem por RM, desde 2014.