A neonatologia é a especialidade da medicina que cuida de recém-nascidos, especialmente os prematuros ou que apresentam condições médicas complexas e precisam de cuidados intensivos. Os neonatologistas oferecem suporte médico especializado desde o nascimento até os primeiros 28 dias de vida do bebé, atuando em unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN) para monitorizar, diagnosticar e tratar doenças, além de garantir o desenvolvimento saudável da criança. Para se tornar neonatologista é necessária a realização da Residência de Pediatria e após a realização da Residência de Neonatologia.
O que faz um neonatologista?
• Diagnóstico e tratamento:
Identifica e trata doenças, distúrbios congênitos, infecções e condições médicas complexas em recém-nascidos.
• Monitoramento intensivo:
Acompanha o desenvolvimento e os parâmetros vitais dos bebés em ambientes como as UTINs, que oferecem monitorização e suporte 24 horas por dia.
• Acompanhamento do parto:
É o médico especialista em recepcionar bebês de baixo risco e recepcionar e reanimar os bebês que nascem com algum risco, sendo o responsável pelo transporte desse recém nascido para a Unidade de terapia intensiva neonatal.
• Coordenação de tratamentos:
Gerencia cuidados e tratamentos, solicitando exames para monitorar a saúde do bebé.
• Suporte nutricional:
Garante que os recém-nascidos recebam os nutrientes adequados para um desenvolvimento saudável.
• Apoio às famílias:
Oferece suporte e orientação às famílias durante a internação e o período de cuidados intensivos do bebé.
Importância da Neonatologia
Esta especialidade é crucial para a redução da mortalidade perinatal e para a prevenção de sequelas em crianças, garantindo um começo de vida saudável e promissor, especialmente para os que nascem com maior vulnerabilidade.
Qual é a diferença entre Neonatologia e pediatria?
O pediatra se dedica à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Já o neonatologista se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dos recém-nascidos e aos cuidados necessários com os prematuros.
Portanto, o neonatologista é o profissional mais capacitado para estar na sala de parto e prestar cuidados a cada nascimento.
É sempre importante procurar saber se o profissional que será responsável pela sala de parto é pediatra, neonatologia e possui o seu curso de reanimação neonatal em dia.
Fica a dica!
Dra Jordana Oliveira Domingues
Pediatra e neonatologista
Neonatologista responsável pela Maternidade Gota de Leite
Instrutora de Reanimação Neonatal