O Afrofestival 2025, realizado em 20 de novembro — Dia da Consciência Negra — transformou Marília em um grande território de ancestralidade, beleza, arte e pertencimento. Famílias, jovens, artistas, lideranças e empreendedores se uniram em uma noite vibrante, repleta de cultura, emoção e conexão espiritual, reafirmando a importância da valorização da história e da identidade afro-brasileira e africana.
A cobertura especial foi realizada pelo Programa De Corpo e Alma, com Rosana Germano registrando cada momento deste encontro que pulsou força, afeto e representatividade.
Entre os destaques da programação, brilhou o Desfile “Lapidando Pérolas”, idealizado pela CEO Vanessa Lima, que levou à passarela jovens e adolescentes representando autoestima, elegância, raiz e orgulho racial. Além do desfile, Vanessa Lima recitou em conjunto com Dra Daiane Mendes uma poesia escrita por Luiz Gama, trazendo a potência literária e histórica de um dos maiores símbolos da resistência negra no Brasil,
A poesia ganhou força e emoção que conduziu reflexões profundas sobre identidade, pertencimento ampliando o eco de vozes no festival.
Dra Daiane ainda atuou como Repórter por um Dia no Programa De Corpo e Alma/ TV Mais Marília, Portais GPN Mães & Filhos( Ana Tanus) oferecendo sua sensibilidade e seu olhar humano à cobertura.
A noite ganhou brilho especial com a apresentação da talentosa cantora Reginah, que emocionou o público com sua presença, musicalidade e energia espiritual.
Outro momento marcante foi a participação da chef angolana Rita Magnani, que compartilhou suas vivências, histórias e trajetórias de vida, proporcionando ao público uma conexão profunda com suas raízes, seu caminho e sua ancestralidade.
O Afrofestival 2025 contou com o apoio Carmen Stefanns , Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Marília, Sesi e do COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial reforçando o compromisso com políticas públicas de inclusão, valorização da diversidade e promoção da igualdade racial.
Mais do que um evento, o Afrofestival se firmou como um marco emocional, histórico e cultural — um encontro de vozes, raízes e futuros. Um espaço onde a arte cura, une e inspira, celebrando a grandeza de um povo que transforma sua história em força e luz.







