A decisão de ter um filho traz consigo várias alterações sendo elas biopsicossocial, porém não são todas as mulheres que vivenciará essas alterações com a mesma intensidade ou com o mesmo significado. Cada mulher ou cada casal irá dar um sentido diferente e único para cada etapa da gestação. Conflitos importantes com relação a transição para a parentalidade irão surgir, é importante lembrar que a história de vida de cada mulher e o contexto que a gestação ocorreu vai impactar diretamente nos sintomas durante esses três trimestres.
- Primeiro Trimestre
No geral o primeiro trimestre é considerado o mais ambivalente dos três. A percepção da gestação pode ocorrer antes da confirmação do exame, algumas mulheres têm mais consciência corporal e percebe mudanças bioquímicas e corporais antes mesmo de qualquer positivo. Em contrapartida há mulheres que descobrem a gestação tardiamente ou por não ter muita consciência corporal, pouca sintonia com o próprio corpo e negam a perceber tamanhas transformações. Mas é a partir dessa consciência da gestação que tudo se desdobra, é quando as manifestações mais comuns da gestação se iniciam. A ambivalência afetiva, o querer ou não estar gravida, a oscilação do desejo, se vai dar conta ou não, se vai amar ou odiar estar gravida, essas são algumas das questões mais comuns nesse início, mesmo porque em uma gestação acontecem perdas e ganhos que por si justificam a ambivalência. Portanto as manifestações mais comuns são sentimentos de dúvidas de estar ou não gravida, mesmo após a confirmação clínica, mistura de sentimento de alegria, alteração de humor, apreensão, irrealidade, alterações sensoriais, aumento da vulnerabilidade a estímulos externos, e em alguns casos rejeição. A hipersonia, náusea e vomito não contribuem muito para o estado psíquico do momento, em muitos casos a hiperemese permanece até no último trimestre.
- Segundo Trimestre
O segundo trimestre é considerado mais leve dos três, a ambivalência já deve ter cessado, a gestação está mais real e concreta, a mãe já sente os movimentos fetais e visualizar o bebe através de exames de imagens influencia ainda mais na vinculação entre a família e o bebe. A descoberta do sexo também é um acontecimento e com a tecnologia dos aparelhos trazendo imagens mais nítidas pode facilitar a melhor aceitação do bebe ou do sexo da criança, porque nem sempre vem o sexo desejado e a mulher tem que lidar com mais uma frustração. Mas para algumas mulheres é momento de curtir as comemorações como, chá de bebe, chá revelação ou chá de fraldas, montar enxoval etc.
- Terceiro e Último Trimestre
O terceiro e último trimestre é aquele em que a grávida, começa a ter os sintomas de ansiedade mais elevado pois o parto se aproxima e ela precisa se preparar para a chegada do bebê real e fazer o luto do bebe imaginário. A ambivalência novamente ganha espaço, ela pode estar ligada ao parto, o desejo de conhecer o filho e o medo da dor do parto, a vontade de ser mãe logo e segurar seu bebe no colo e ao mesmo tempo tem que lidar com o peso da responsabilidade de manter todas as necessidades do filho. O sentimento de felicidade pela chegada do bebe, e a tristeza pelo luto da barrida de grávida que está indo embora o espaço vazio que ficará em seu ventre.
Podemos perceber que cada trimestre gestacional é marcado por eventos e sentimentos específicos e característicos que exigem muito da gestante e do casal grávido. Tem casais que são muito flexíveis a essas adaptações, em contra partida tem casais as experiências são mais intensas e pode ser vivido de forma negativa propiciando surgimento e aumento de alterações emocionais, ou seja, altas taxas de estresse, ansiedade e até mesmo sintomas de depressão.
O acompanhamento com um psicóloga perinatal obstétrica pode ser muito benéfico para a grávida. No pré-natal psicológico a profissional irá realizar avaliação psicológica, fazer psicoedução e intervenções psicoterapêuticas se julgar necessário para melhor adaptação do casal, preparando-os para a parentalidade consciente e possível.
Flávia Mariane Dutra Comine Matta
Esp. Psicologia Perinatal Obstétrica
CRP 06/133511