Após um longo dia de trabalho, você se prepara para retornar para a casa. Respira fundo entre tanto afazeres e pensa em todas as tarefas domésticas que ainda precisam ser desempenhadas. Planeja cada detalhe para não perder tempo até que…você chega em casa e dá de cara com filhos que não querem nada além de um pouco da sua atenção. É aí que o planejamento escapa dos seus dedos e você encara a realidade de que não vai dar conta de terminar todas as pendências.
O que acontece nesse momento? Boom! A paciência se estilhaça em bilhões de pedaços e quando você menos espera, já está gritando palavras de ordem: “termine a sua janta logo”, “é só um brócolis, custa experimentar?”, “vá tomar banho agora!”, “por que você enrola tanto para dormir?”.
Sei que esse momento é difícil, mas eu te garanto: seus filhos não são o motivo de você perder a paciência. É todo o resto! É a carga invisível de toda mulher: cuidar da casa, da carreira, da saúde, da aparência, da vida social!
Eu te pergunto, como você pode dar conta de tudo? Não dá, minha amiga, infelizmente. E aí, o que acontece? Você grita com quem mais ama, com quem mais confia: seus filhos. E nesse embalo de explosões diárias, o que sobra? Relacionamentos quebrados.
Por isso eu afirmo, deixe todo o resto para depois. Esqueça o seu celular, faça o que for prioridade e o restante que aguarde. Sua família vem em primeiro lugar. Seus filhos SÃO a prioridade.
Vá brincar e deixe a louça para amanhã. A sala está uma bagunça? Faça um campeonato de quem arruma mais rápido. Jantar sanduíche uma vez por semana não irá abalar a saúde das crianças. Flexibilize.
Assista filmes às sextas. Jante no sofá. Faça concurso de caretas no banho. Conte histórias antes de dormir. Garanta aos seus filhos a sua presença e que está tudo bem.
E quando eles adormecerem sussurre palavras de amor aos seus ouvidos.
Tenho certeza de que tudo ficará bem e que você está fazendo o melhor que pode.
Com amor,
Raquel Brabo, uma mãe que abriu mão de uma carreira na área em que mais amava para cuidar de sua prioridade: suas filhas.